Apesar do que muitas pessoas
pensam, a Pedagogia não forma somente professores. Mais do que isso, forma
profissionais que podem atuar em diversas áreas da prática educativa, escolares
ou não. Nesse cenário, alguns princípios devem ser observados na sua formação e
alguns desafios da contemporaneidade devem ser enfrentados para que possam
desempenhar sua função com mais eficiência.
Fora do ambiente escolar, os
pedagogos podem trabalhar em hospitais, empresas, presídios, nas diversas
mídias e outras instituições onde desenvolvem e organizam métodos e práticas de
transmissão e assimilação do saber e modos de ação, tendo em vista a formação
humana. E mesmo nas escolas, podem se distinguir e praticar diferentes atividades:
professores, supervisores, gestores, administradores escolares, planejadores,
coordenadores e etc. Sendo assim, três tipos de pedagogos podem ser destacados:
Lato Sensu: como todos os profissionais, se ocupam de domínios e
problemas da prática educativa: professores de todos os níveis de ensino; Stricto
sensu: além da prática de ensino, trabalham com atividades de pesquisa,
formação profissional, educação especial, gestão escolar, formação continuada e
outros; e Pedagogos ocasionais: dedicam parte de seu tempo em atividades
ligadas à assimilação e reconstrução de saberes.
Para isso, alguns princípios
foram determinados na formação desses profissionais, como por exemplo:
instituição de uma escola própria para estruturação da identidade do professor;
indissociabilidade entre a teoria e a prática; compreensão da pesquisa como
componente essencial da formação; compromisso social e ético; a identidade do
professor deve se constituir da dimensão epistemológica e profissional
(didática e prática social); permanência dos graduandos nas escolas para
promover a observação, experimentos e análises das situações de ensino
(estágio); instituição de trabalhos coletivos e interdisciplinares e etc...
Diversas organizações
começam a ter grande demanda por conhecimento que envolvesse seus
colaboradores, buscando por maior eficiência, praticidade e qualidade, porém
para que tais potencialidades emergirem necessita-se um projeto de capacitação
diferenciado, feito por pedagogos. Aqui, o pedagogo contribuirá com propostas
metodológicas pouco desenvolvidas no local até o momento, trabalhando ainda com
difusão de valores, missões, autoestima e culturas desta organização.
Considerando-se, ainda, os vínculos entre educação e economia, as
mudanças recentes no capitalismo internacional colocam novas questões para a
Pedagogia. O mundo assiste hoje a intensas transformações tecnológicas em
vários campos como a informática, a microeletrônica, a bioenergética. Essas
transformações tecnológicas e científicas levam à introdução, no processo produtivo,
de novos sistemas de organização do trabalho, mudanças no perfil profissional e
novas exigências de qualificação dos trabalhadores, que acabam afetando os
sistemas de ensino (LIBÂNEO 2005, p.28):
Desse modo, o pedagogo
contribui na formação de competências dos funcionários ou do grupo ao qual irá
ocorrer a intervenção, ajudando na elaboração de opiniões e no desenvolvimento
pessoal e social. Na sociedade atual, amplamente tecnológica, a atuação do
pedagogo é fundamental para o desenvolvimento da organização, bem como o
crescimento de seus colaboradores
A Pedagogia, então, trata-se
de uma ciência muito mais complexa do que a formação de docentes e precisa de
investimentos, tanto do poder público quanto do privado, para formar melhores
profissionais, que por sua vez, ajudam a formar pessoas/adultos com maior
capacidade crítica e argumentativa e com melhor poder de escolha, a fim de que
possamos ver em nosso país, um caminho para a mudança.
A
pedagogia enquanto ciência que investiga o fenômeno educativo e seu campo de
atuação profissional, além de propor muitas reflexões, ajuda a
compreender a integração e a interdisciplinaridade curricular, sobre as vivências do
pedagogo em espaços escolares e não escolares. Por isso, a importância do
conhecimento das possíveis atuações de um pedagogo, bem como os diferentes
campos de atuação, as legislações que nos orientam etc., para assim entender
que a pedagogia e os pedagogos não se limitam somente a “sala de aula”.
A forma que a pedagogia trabalha com a educação em sua maior totalidade, a atrela quase que exclusivamente, a este. Mas, o conceito de pedagogia, vai além, como um espaço importante para novas possibilidades da pesquisa na área da educação, e fora dela, tornando possível outras formas de entender a pedagogia, assim como a compreensão dos modos de vida e a produção de subjetividades atuais.
Espero que tenham gostado pessoal!
REFERÊNCIAS:
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para que? 8ª ed. São Paulo Cortez. 2005._______. Organização e gestão escolar. teoria e prática. 5ª ed. Revista ampliada-Goiânia. Editora Alternativa. 2004.
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