sexta-feira, 6 de agosto de 2021


20/03/21

Bem vindos à presente escrita, espero que se encontrem bem!!!

Em meus primeiros encontros com a escola realizei a análise da realidade da turma, onde notou-se a necessidade de realizar maior contato com a leitura e produção de diferentes textos, nas atividades que estão sendo enviadas para casa, pensando no aprendizado que se faz necessário nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ainda mais dada a situação atual de isolamento. O contato com textos está com pouca estimulação já que não estão ocorrendo práticas de aula presenciais no ambiente da escola com a participação de todos, como parte da rotina, nem projetos envolvendo a mesma e com poucos atrativos que às vezes a casa do aluno oferece, para a compreensão e assimilação do conteúdo trabalhado.

Alguns alunos, fazem as atividades em casa, não podendo aproveitar o espaço lúdico da escola e as interações que ela propicia. E assim, serão pensadas atividades, de forma lúdica, unindo escola, crianças e família em prol do desenvolvimento e forma de alivio do estresse que a situação que todos se encontram traz. A família é de suma importância nesse aprendizado já que a criança em sua construção do conhecimento aprende e cria laços, nessa perspectiva se norteara este projeto.

 Outro importante foco deste projeto é tornar o apreender através da criação na perspectiva de cada aluno de uma maneira atrativa para eles, num local com tanta distração como ocorre em casa. Tudo isso, será pensando, elaborado e aplicado com a finalidade de atender a análise feita pela observação à realidade visualizada na turma. Pensando em mediações pedagógicas possíveis e que possam ser efetivadas pela estagiária, e resultem em aprendizado para a mesma e melhorias para a turma.

15/04/21

Pensando, na importância da compreensão de leitura, escrita e identificação de diferentes textos que englobam os gêneros textuais. Durante o tempo que o educando aprende e assimila diferentes objetos de conhecimento, ocorre seu desenvolvimento intelectual. Com o domínio da leitura e escrita ele aprende a se expressar e interpretar as coisas a sua volta, descobre o mundo, possibilidades, organiza sua autonomia de ação, desenvolve emoções e relações sociais. O ato de ler e escreve é libertador, mas, este se faz necessário compreendendo a mensagem que recebe ou quer transmitir.

Através da leitura, os alunos precisam dialogar com o educador e também com os demais colegas da turma, uma vez que com o diálogo que acontece, passa-se a ter respostas, internaliza ou se apodera-se de novos conhecimentos. Vygotsky (1988), ao pensar sobre como acontece a internalização para do aluno, traz como a interação entre pares contribui para a aprendizagem, e tal situação entre os alunos, permitindo uma troca de lugar que a interação entre docente<>aluno por vezes não acontece regulamente. Com a interação entre pares, os educandos trocam o lugar de questionar e responder, trazendo informações ou pedindo-as, seguindo indicações ou as fornecendo,

ou seja, o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento que são capazes de operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Uma vez internalizados, esses processos tornam-se parte das aquisições do desenvolvimento independente da criança. (VYGOTSKY, 1988, p. 117). 

Vygotsky traz que “internalização, a reconstrução interna de uma operação externa” (VYGOTSKY, 1988, p. 63). Para o autor, como a consciência é internalizada dadas as interações que ficam no exterior do indivíduo, e tal processo ocorre do social para o individual. Mas, devido ao momento atual de isolamento o aprender no coletivo em especial na escola não vem ocorrendo, e é necessário pensar e planejar novas formas desse acontecer no seio familiar, que é local onde as crianças estão exclusivamente neste momento. Pensando e usando o avanço tecnológico a favor de todos e primordialmente do aprendizado.

09/05/21

O projeto sobre gêneros textuais a ser desenvolvido nessa remessa de estudos propõe aos alunos da turma 41 trabalhar e desenvolver conhecimentos, por meio da leitura e produções escritas, bem como diversas atividades que exercitem sua oralidade e escrita. A partir do gênero textual fábulas, onde serão trabalhados 10 planos, divididos entre semanas de estudos e de atividades, contemplando diferentes objetos do conhecimento assim como habilidades da BNCC, e todas as áreas do conhecimento, todos inseridos no contexto de diferentes fábulas.   Aliás, segue uma bem interessante para vocês:

20/06/21

Nesta segunda parte do projeto com tema gêneros textuais serão trabalhados os quadrinhos, já que através dos quadrinhos os alunos podem desenvolver a narrativa gráfica desenvolvendo a escrita de forma mais dinâmica e lúdica. Buscando nessa nova sequência de 10 planos trazer produções onde existem a presença da escrita e do desenho de forma integrada. O diálogo entre os personagens das histórias em quadrinhos favorece a escrita, em com a compressão desses e diferentes tipos de gêneros textuais. Esperasse que essas atividades promovam a produção e desenvolvimento de cada aluno da turma, assim como, a construção do conhecimento através do processo de ensino-aprendizagem.

27/07/21

Ao longo desses meses, a cada aula, foram sendo desenvolvidas as diferentes partes que integram o projeto, tornando-o um ao final do semestre.  Como tema central do projeto, trabalhamos gêneros textuais, e dentro deste, fábulas e quadrinhos. Cada momento ocorreu um diferente e grande aprendizado por parte de toda turma, e da bolsista. Todos os 20 planos de aula, distribuídos em duas remessas de atividades, foram desenvolvidos e aplicados de forma remota, o que não diminuiu o empenho e dedicação aplicados neles.

O desenvolvimento do projeto até o presente momento vem acontecendo melhor que o esperado, dadas as circunstâncias atuais, provando que a construção do conhecimento pode ocorrer de diferentes formas e locais. Durante este período, muito do que foi visto na graduação e nas disciplinas desde semestre se aplicaram, mesmo que não totalmente nas práticas pedagógicas no campo em que iríamos realizar a intervenção, mas o que pode ser desenvolvido e executado neste segundo módulo do programa residência pedagógica aconteceram de forma excepcional. Infelizmente nos encaminhamos para o fim, deixo aqui um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos até o presente momento.

                                                                                                                       

                                                                                   Abraços e até logo!!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedagogia: muito mais do que formar professores

    Boa noite pessoal, tudo bem?              Hoje vamos explorar um pouco sobre esse curso que eu amo e suas características já conhecida...