20/03/21
Bem vindos à presente escrita, espero que se encontrem bem!!!
Em meus primeiros encontros com a escola realizei a análise da realidade da turma, onde notou-se a necessidade de realizar maior contato com a leitura e produção de diferentes textos, nas atividades que estão sendo enviadas para casa, pensando no aprendizado que se faz necessário nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ainda mais dada a situação atual de isolamento. O contato com textos está com pouca estimulação já que não estão ocorrendo práticas de aula presenciais no ambiente da escola com a participação de todos, como parte da rotina, nem projetos envolvendo a mesma e com poucos atrativos que às vezes a casa do aluno oferece, para a compreensão e assimilação do conteúdo trabalhado.
Alguns
alunos, fazem as atividades em casa, não podendo aproveitar o espaço lúdico da
escola e as interações que ela propicia. E assim, serão pensadas atividades, de
forma lúdica, unindo escola, crianças e família em prol do desenvolvimento e
forma de alivio do estresse que a situação que todos se encontram traz. A
família é de suma importância nesse aprendizado já que a criança em sua
construção do conhecimento aprende e cria laços, nessa perspectiva se norteara
este projeto.
Outro importante foco deste projeto é tornar o
apreender através da criação na perspectiva de cada aluno de uma maneira
atrativa para eles, num local com tanta distração como ocorre em casa. Tudo
isso, será pensando, elaborado e aplicado com a finalidade de atender a análise
feita pela observação à realidade visualizada na turma. Pensando em mediações
pedagógicas possíveis e que possam ser efetivadas pela estagiária, e resultem
em aprendizado para a mesma e melhorias para a turma.
Pensando, na importância da compreensão de leitura, escrita e
identificação de diferentes textos que englobam os gêneros textuais. Durante o
tempo que o educando aprende e assimila diferentes objetos de conhecimento,
ocorre seu desenvolvimento intelectual. Com o domínio da leitura e escrita ele aprende
a se expressar e interpretar as coisas a sua volta, descobre o mundo,
possibilidades, organiza sua autonomia de ação, desenvolve emoções e relações
sociais. O ato de ler e escreve é libertador, mas, este se faz necessário
compreendendo a mensagem que recebe ou quer transmitir.
Através da leitura, os alunos precisam dialogar
com o educador e também com os demais colegas da turma, uma vez que com o
diálogo que acontece, passa-se a ter respostas, internaliza ou se apodera-se de
novos conhecimentos. Vygotsky (1988), ao pensar sobre como acontece a
internalização para do aluno, traz como a interação entre pares contribui para
a aprendizagem, e tal situação entre os alunos, permitindo uma troca de lugar
que a interação entre docente<>aluno por vezes não acontece regulamente.
Com a interação entre pares, os educandos trocam o lugar de questionar e
responder, trazendo informações ou pedindo-as, seguindo indicações ou as
fornecendo,
ou seja, o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento que são capazes de operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Uma vez internalizados, esses processos tornam-se parte das aquisições do desenvolvimento independente da criança. (VYGOTSKY, 1988, p. 117).
Vygotsky traz que “internalização, a
reconstrução interna de uma operação externa” (VYGOTSKY, 1988, p. 63). Para o
autor, como a consciência é internalizada dadas as interações que ficam no
exterior do indivíduo, e tal processo ocorre do social para o individual. Mas,
devido ao momento atual de isolamento o aprender no coletivo em especial na
escola não vem ocorrendo, e é necessário pensar e planejar novas formas desse
acontecer no seio familiar, que é local onde as crianças estão exclusivamente
neste momento. Pensando e usando o avanço tecnológico a favor de todos e
primordialmente do aprendizado.
O projeto sobre gêneros textuais a ser desenvolvido nessa remessa de estudos propõe aos alunos da turma 41 trabalhar e desenvolver conhecimentos, por meio da leitura e produções escritas, bem como diversas atividades que exercitem sua oralidade e escrita. A partir do gênero textual fábulas, onde serão trabalhados 10 planos, divididos entre semanas de estudos e de atividades, contemplando diferentes objetos do conhecimento assim como habilidades da BNCC, e todas as áreas do conhecimento, todos inseridos no contexto de diferentes fábulas. Aliás, segue uma bem interessante para vocês:
20/06/21Nesta segunda parte do projeto com tema gêneros
textuais serão trabalhados os quadrinhos, já que através dos quadrinhos os
alunos podem desenvolver a narrativa gráfica desenvolvendo a escrita de forma
mais dinâmica e lúdica. Buscando nessa nova sequência de 10 planos trazer
produções onde existem a presença da escrita e do desenho de forma integrada. O
diálogo entre os personagens das histórias em quadrinhos favorece a escrita, em
com a compressão desses e diferentes tipos de gêneros textuais. Esperasse que
essas atividades promovam a produção e desenvolvimento de cada aluno da turma, assim
como, a construção do conhecimento através do processo de ensino-aprendizagem.
27/07/21
Ao longo desses meses, a cada aula, foram sendo
desenvolvidas as diferentes partes que integram o projeto, tornando-o um ao
final do semestre. Como tema central do
projeto, trabalhamos gêneros textuais, e dentro deste, fábulas e quadrinhos. Cada
momento ocorreu um diferente e grande aprendizado por parte de toda turma, e da
bolsista. Todos os 20 planos de aula, distribuídos em duas remessas de atividades,
foram desenvolvidos e aplicados de forma remota, o que não diminuiu o empenho e
dedicação aplicados neles.
O desenvolvimento do projeto até o presente momento vem acontecendo melhor que o esperado, dadas as circunstâncias atuais, provando que a construção do conhecimento pode ocorrer de diferentes formas e locais. Durante este período, muito do que foi visto na graduação e nas disciplinas desde semestre se aplicaram, mesmo que não totalmente nas práticas pedagógicas no campo em que iríamos realizar a intervenção, mas o que pode ser desenvolvido e executado neste segundo módulo do programa residência pedagógica aconteceram de forma excepcional. Infelizmente nos encaminhamos para o fim, deixo aqui um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos até o presente momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário